05 dezembro 2006

COMUNHÃO DOS QUE SE AMAM

(Meditação sobre o texto de Cantares de Salomão 8:5-14)
1. INTRODUÇÃO
No final do livro de Cantares encontramos este breve trecho das Filhas de Jerusalém apreciando a comunhão da amada com o amado. Uma pequena intervenção de Salomão desejando ouvir a voz da amada. A Salonita/Sulamita falando, suplicando, relembrando, renovando e avivando o seu amor e zelo para com o amado. Parece que o amado se encontra perto, pertinho e ao mesmo tempo a amada suplica pela sua volta breve.

2. CARACTERÍSTICAS INTERESSANTES DA ESPOSA:
- sobe... encostada... ao seu amado (Cant 8:5) é notada sua ligação ao esposo, na paz, alegria e descanso. (I Tess 1:7 a 10)
- selo (Cant 8:6) Sinal de posse (Simboliza a aliança dos esposos), de pertença de, prova de direitos legais sobre algo (Eu sou do meu amado! O meu amado é meu) (Ef 1:13,14)
- não poderiam apagar este amor (Cant 8:6,7) forte, único, intemporal, eterno, sem preço. Que resiste a tudo e a todos (Rom 8:35 a 39)
- Muro vs. Porta (Cant 8:8 a 10) Muro que resiste à tentação e recebe as bênçãos ou Porta que se abre para o mundo, que necessita de protecção e ajuda (Tiag 1:12)
- Vinha (Cant 8:11 e 12) Muito fruto, trabalho a realizar, serviço na produção para o Senhor da vinha e benção para os trabalhadores (João 15:8,9)
- Ouvir a voz (Cant 8:13) Contacto, comunhão, O Senhor deseja, quer ouvir a voz daqueles que ama (João 16:23,24)
- Vem depressa amado meu (Cant 8:14) O Paralelismo com o anseio de João na ilha de Patmos é mais que coincidência. (Apoc 22:20)

3. CONCLUSÃO
Deve ser notado, entendido que Cristo está ao nosso lado nos ajudando e abençoando, através do amor, da vivência e do trabalho que realizamos. Devemos afirmar como amados de Cristo, que nada nos separará do seu amor, que o seu selo (prova de que pertencemos a Cristo) em nós nos anima, consola e ajuda no trabalho que realizamos, para que o nosso fruto seja manifesto e reverta para nós em benção. (II Ped 1:3 a 11) Devemos ainda rogar "Maranata! Ora vem Senhor Jesus" para fazer-nos subir ao "monte dos aromas", à morada que Cristo nos prometeu.

1 comentário:

Di disse...

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba(...)"
1 Corintios 12:4-8

8O amor jamais acaba