17 setembro 2007

Primeiro dia de aulas...

Início do ano lectivo… A minha Ester lá foi toda satisfeita para a 2ªClasse… (Como confessou já estava com saudades)

 

No entanto…

Estou preocupado, visitei hoje (ao abrigo de um projecto de voluntariado lançado pela empresa) uma escola Secundária e outra EB2,3… e o estado lastimável das instalações com situações tão flagrantes como infiltrações, vidros partidos, falta de estores, pavimento danificado, aparelhagem eléctrica em condições perigosas (enfim! A lista que tenho é interminável!) nas próprias salas de aula

 

Estou preocupado porque o estado das instalações é o reflexo do estado do ensino, tanto na vertente do investimento estatal (nitidamente insuficiente e mal gerido), como na vertente pedagógica (condições de ensino/aprendizagem ridículas), como ainda na vertente social (desresponsabilização, falta de civismo, etc)

 

Estou preocupado porque é nestas condições que estamos a formar – ou direi: deformar – os cidadãos de amanhã, homens e mulheres (nossos filhos e filhas) que vivendo numa era de oportunidades, estão desde já relegados para o pior lugar da pirâmide social…

 

Estou preocupado porque estamos todos – inclusive eu – num estado de letargia devido às muitas ocupações e entretenimentos, à intoxicação mediática e politizada que não vemos o estado das coisas, nem nos movemos para obrigar a quem de direito a lançar mão e solucionar eficazmente estas e outras situações….

 

Sinceramente, Estou preocupado….  

 

Primeiro dia de aulas e a minha filha toda satisfeita (alheada destas preocupações) conta-me das brincadeiras, dos desenhos, dos colegas…

2 comentários:

Anónimo disse...

Como eu te compreendo...

Tal como a Ester, o joão começou uma nova etapa da vida dele (começo da 1ª classe) e as minhas preocupações são identicas, mas assim como a prima, ele tb está satisfeito com tudo, alheado aos problemas.(E se calhar a postura deles até é a mais correcta. Não podemos estar constantemente preocupados!!!)

Bjs para a familia.

TiTiTa disse...

Tens toda a razão para estares preocupada mas...

Enquanto a inocência dela a ajudar a estar alheia a isso tudo de modo a que possa viver feliz por ter colegas, brincar com eles, etc... graças a Deus...

Bjinhos para ti e para as tuas princesas ***