19 julho 2006

Epistola a Filémon - Lição 4

LIÇÃO 4 – REDENÇÃO DE CRISTO EM FILEMON

TEXTO BASE: Filémon 1 a 25

 

1. TIPOLOGIA BIBLICA

- Um tipo é quando uma pessoa, objecto ou situação representa ou representam algo de maior importância (textualmente é: isto serve de exemplo àquilo). A Bíblia está recheada de tipos, como por exemplo:

Moisés foi um tipo de Cristo (Heb. 3:1-3) / O Tabernáculo (Santo dos Santos) é um tipo do Céu (Heb. 9:2-11) / Os Israelitas e as suas falhas no deserto é um tipo das dificuldades presentes (I Cor. 10:4); Ver outros tipos como Eliezer, José, Rute, Abraão, Asenate, Isaque, Rebeca, etc....

O inverso desta situação chama-se Antitipo, como por exemplo: Cristo é um Antitipo da Rocha no deserto (ICor 10:4)

Os tipos por si só não servem para fazer doutrina mas apenas para nos ajudarem a compreender verdades maiores

 

2. TIPIFICAÇÃO NA EPISTOLA A FILEMON

Se considerarmos que Filemon representa Deus na qualidade de Senhor de servos; que Paulo representa Cristo no papel da mediação e disposição de pagar o preço; e que Onésimo é a personificação do ser humano enquanto fugitivo, rebelde contra seu Senhor, assim poderemos retirar ensino espiritual para as nossas vidas, vejamos:

- O ser humano (“Onésimo”) criado por Deus à sua imagem e semelhança e que foi colocado sobre toda a criação1, servia a Deus (“Filémon”) no jardim do Éden. No entanto o homem/mulher (“Onésimo”) desobedeceu, escondeu-se2, afastou-se de seu Senhor (“Filémon”) e nestas circunstâncias segundo a lei (“Justiça de Deus”) era digno de morte3. Mas Cristo (“Paulo”) foi enviado para pagar o preço do pecado do homem4 (“Onésimo”) servindo de único mediador5 (“Paulo”), intercedendo por nós ao Pai6 (“Filémon”), sujeitando-se a pagar o preço de modo que todos os homens e mulheres (“Onésimo”) que se chegarem a Cristo7 (“Paulo”) encontram perdão diante do Pai (“Filémon”), voltando à antiga comunhão de Deus8 (“Filémon”).

 

Referências:

1 – Gen. 1:26 / 2 – Gén. 3:8 a 11 / 3 – Rom. 5:12 / 4 – Gál. 3:13 /

5 – I Tim. 2:5 e 6 / 6 – Heb. 7:25 / 7 – Heb. 4:16 / 8  I João 1:3

 

3. CONCLUSÃO

Na verdade o tema bíblico é Cristo e este livro mostra-nos a redenção por e em Cristo como podemos verificar no aspecto “mercado” na soteriologia:

Antes: Escravos (João 8:34) >> Em Cristo: REDENÇÃO (ITim 2:5,6) >> Agora: Libertos (João 8:36) >> Na eternidade: Reis e Sacerdotes (Apoc 5:9,10)

1 comentário:

TiTiTa disse...

Tenho pena de nao teres sido meu prof da ED... loool :)
Gostei muito das 4 liçoes. Continua a postar! bjinhos pa ti e pas tuas meninas...DVA